Gráfica Oliveira - Gráfica em Bauru e Região
orçamentos ligue agora (14) 4141-7194 ou
CLIque AQUI

Como Usar a Agenda de Forma Organizada

ATUALIZADO EM 16 de outubro de 2019

Você é do tipo que planeja, planeja e não consegue colocar quase nenhum dos seus projetos em prática? Então, está faltando um pouquinho mais de organização. Desenvolver uma forma de planejamento mais sistemática vai te ajudar a sair do mundo das ideias para a ação concreta.

Para isso, vale a pena conhecer algumas ferramentas e recursos que são pensados e desenvolvidos justamente para que você exerça maior controle sobre a sua rotina, objetivos e metas.

A agenda é, com certeza, um dos meios preferidos de grande parte das pessoas, além de ser bem democrática. Quer saber como utilizá-la eficientemente? Confira as dicas a seguir!

Programe a sua rotina

Se você está apenas começando a criar o hábito de usar uma agenda, o primeiro passo é programar a sua rotina. Defina os horários para as atividades mais importantes, como trabalho e estudos, e que demandam a maior parte do seu dia.

Depois, não se esqueça de considerar os momentos de refeições, higiene e cuidado pessoal. É importante listar essas atividades, pois ao todo elas podem tomar de 2-4 horas diárias.

Em seguida, liste as atividades físicas e de lazer que são realizadas durante a semana e os compromissos complementares.

Esse exercício vai te ajudar a analisar quanto do seu tempo cada tipo de atividade consome.

Além disso, as lacunas em branco representam oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e projetos paralelos que podem ou não estar relacionados à vida profissional. Não se apresse em preenchê-las.

Defina metas diárias, semanais e mensais

A agenda não é apenas uma ferramenta de registro, ela deve ser utilizada de forma proativa. A definição de metas para cada dia, semana e mês é uma maneira eficiente para aumentar o seu desempenho e criar hábitos mais alinhados com o seu ideal de vida.

As metas podem ser diversas: fazer 15 minutos de exercícios, beber 2 litros de água por dia ou ler 5 páginas de um livro antes de dormir. Entretanto, para que os seus objetivos não representem brechas para a procrastinação, eles precisam ser realistas, escaláveis e divididos em pequenos passos.

A técnica SMART para a definição de metas ilustra muito bem essa necessidade: específica, mensurável, alcançável, pessoalmente relevante e com prazo bem-definido.

Sobretudo devido ao fato de que a sua meta será registrada em sua agenda e poderá ser consultada futuramente, é importante considerar que pequenas metas ajudam a construir a sua confiança e também o seu hábito de organização.

Faça da sua agenda uma aliada

Onde quer que você precise ir para desempenhar uma atividade na qual você está comprometendo o seu tempo e os seus recursos financeiros, leve a sua agenda com você.

Caso surjam insights, novos compromissos ou você tome uma decisão, se trata de informações relevantes para serem incluídas na sua agenda.

Essa atitude é indispensável para utilizar essa ferramenta de forma organizada e eficiente, pois a facilidade para se esquecer de anotar algo importante ou ir cumprir algo que estava previsto, mas você esqueceu, é significativa.

Por fim, lembre-se priorizar tarefas e destacar prazos importantes. Essas informações precisam saltar aos olhos sempre que você consultar a sua agenda e não podem ser perdidas nas suas anotações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oliveira Gráfica

Sua gráfica em Bauru - SP e região

Telefone (14) 4141-7194
Rua Alto Juruá, 27-16, Vila Lemos,
Bauru - SP, 17063-010
E-mail

CONTATO VIA SITE

MENSAGEM

Todos os direitos reservados Oliveira Gráfica - 2019. Site desenvolvido por Oliveira Gráfica + WEBK Consultoria SEO

Precisa de ajuda?
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram